Telefone
São Paulo (11) 3191-5000

A OMA na mídia

10 MUSEUS PARA VISITAR EM SÃO PAULO

São Paulo tem tantas opções de museus que acabamos nem ouvindo falar de grande parte deles. Os acervos de museus como o MASP são realmente muito importantes, mas a nossa cidade tem muito mais a oferecer, com espaços que se dedicam a preservar partes menos conhecidas de nossa história ou que expõe coleções de importantes colecionadores.

Pensando nisso, encontramos 10 museus pouco conhecidos na cidade que você precisa conhecer! Confira:

Memorial da Resistência

Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3335-4990

O edifício que hoje abriga o Memorial da Resistência e a Estação Pinacoteca foi inaugurado em 1914. O Memorial em si foi inaugurado em 2009 e se dedica à preservação das memórias da resistência e da repressão política do Brasil republicano – desde a Ditadura até atualmente -, e faz parte da Coalização Internacional de Sítios de Consciência, rede mundial que reúne instituições em lugares históricos dedicados à preservação das memórias de luta pela justiça com o objetivo de promover reflexão sobre o seu legado.

Museu de Zoologia
Endereço: Av. Nazaré, 481 – Ipiranga, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2065-8100

Localizado no Ipiranga, bem pertinho do famoso Museu do Ipiranga, o Museu de Zoologia da USP ficou fechado por quatro anos e somente foi reaberto para o público em 2017. Construído na década de 40, o espaço com 700m² expõe diversos animais da fauna tropical, explora a biodiversidade do nosso país e, entre mais de 800 peças, conta até com fósseis e esqueletos reais de dinossauros.

Fundação Ema Klabin: Casa-museu
Endereço: R. Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3897-3232

Inaugurada em 2007, a casa-museu abriga um importante acervo de mais de 1500 obras. Entre elas estão pinturas de grandes artistas como o holandês Frans Post e o russo Marc Chagall, além de móveis e objetos decorativos e arqueológicos reunidos ao longo de mais de 70 anos pela colecionadora Ema Gordon Klabin. A própria casa de 900m² já é uma obra de arte, construída na década de 50 pelo arquiteto Alfredo Ernesto Becker, enquanto o belo jardim foi pensado pelo famoso urbanista e paisagista Burle Marx.

Museu Afro Brasil

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10, s/n – Parque Ibirapuera, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3320-8900

O Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera, é primeiro do gênero no País e cobre um hiato de quase 400 anos de história. O local valoriza, divulga e preserva uma cultura que, desde meados do século 16, é peça-chave na construção da identidade nacional.  A ideia é consagrar o museu como um centro de reflexão e documentação histórica, artística e etnológica do universo cultural negro no Brasil. O espaço tem como proposta ser um centro cultural, abrigando manifestações artísticas nas mais diversas linguagens – cinema, fotografia, música, dança e teatro. O estabelecimento também oferece cursos, palestras e workshops.

Museu Lasar Segall
Endereço: Rua Berta, 111 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2159-0400

Instalado na antiga residência do artista Lasar Segall, projetada em 1932 pelo arquiteto Gregori Warchavchik, o museu possui um acervo com cerca de três mil trabalhos do artista doados por seus filhos, além do acervo pessoal e fotográfico do próprio artista. Ao todo, a casa guarda quase seis mil itens do pintor, escritor e gravurista nascido na Lituânia.

Museu de Arte Sacra

Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3326-3336

O Museu de Arte Sacra de São Paulo se dedica a recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação. O acervo público do museu começou a ser reunido em 1907 pelo primeiro arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, que recolhia imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que começaram a ser demolidas depois da Proclamação da República.

Museu Xingu – Casa Amarela
Endereço: R. José Maria Lisboa, 838 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
Telefone: (11) 5522-4440

O acervo Xingu é resultado de 30 anos da Expedição Roncador-Xingu, realizada pelos irmãos Villas Bôas, que documentaram parte importante da presença histórica das nações indígenas do Brasil. A exposição permanente traz cerca de 150 artefatos indígenas reunidos ao longo desse tempo, entre fibras, penas, argila e madeira decorados com urucum e jenipapo.

Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3032-3727

Localizado em plena Avenida Brigadeiro Faria Lima, o Museu da Casa Brasileira possui um lindo jardim com 6.600m², ideal para se sentir mais próximo à natureza em meio a uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo. O espaço dedica-se às questões da moradia no Brasil pelo viés do design e da arquitetura, com um valioso acervo de móveis e arte, e serve de espaço a diversas exposições dessas áreas.

Museu da Imigração Japonesa
Endereço: R. São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3209-5465

Localizado no famoso bairro da Liberdade, o Museu da Imigração Japonesa no Brasil é o maior museu sobre o tema no mundo. Com um acervo de mais de 97 mil itens que pertenceram a imigrantes japoneses, entre eles documentos como fotos, livros, microfilmes, jornais, revistas, vídeos, discos, quadros, roupas e até utensílios domésticos, seu objetivo é registrar a história dessas pessoas no nosso país.

Memorial da Inclusão

Endereço: 564 – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda, São Paulo – SP
Telefone: (11) 5212-3727

Inaugurado em 2009, o Memorial da Inclusão reúne material com o objetivo de registrar e tornar pública a história do movimento das pessoas com deficiência, para que, em um futuro, tanto as pessoas com quanto as sem deficiências possam superar preconceitos e construir uma sociedade inclusiva. A exposição permanente do museu agrupa mais de 700 imagens entre fotos e documentos, além de áudios e vídeos de personagens e eventos que marcam o movimento das pessoas com deficiência em defesa de seus direitos.

Fonte: www.guiadasemana.com.br

Compartilhar