Telefone
São Paulo (11) 3191-5000

A OMA na mídia

5 cuidados para quem vai comprar imóveis na planta

Evite aborrecimentos e garanta a segurança do seu investimento

imóvel na planta oferece muitas vantagens, a principal é o preço mais barato do que as opções de imóveisprontos.

O que é o imóvel na planta?

A compra de imóvel na planta pode ser vista como um financiamento da construção do imóvel. Essa “promessa” de compra e venda de imóvel na planta enquadra-se no conceito de contrato preliminar, ou seja, você pagará para a construtora realizar as obras e não fará uso do imóvel até que ele esteja pronto.

prazo de entrega não é fixo e pode ter variação. Normalmente, oscila entre 18 a 36 meses, dependendo do imóvel e sua estrutura de apoio.

Se você pensa em comprar um imóvel na planta precisa estar atento a tudo o que envolve a natureza dessa operação. Nesse artigo, destacaremos 5 pontos que merecem atenção pelos compradores, confira a seguir:

  1. Idoneidade e referências

Procure construtoras sérias e investigue outros imóveis já entregues por ela. Não deixe de fazer uma consulta junto à prefeitura e validar se a planta do imóvel está aprovada.

  1. Local e entorno

Faça uma visita ao local onde o imóvel está sendo construído e pesquise o bairro, a vizinhança, comércio e meios de transporte.

  1. Avalie a documentação

Examine com cuidado o memorial descritivo do imóvel (escritura do terreno, tamanho, material de construção, qualidade dos elevadores, etc.). Verifique as cláusulas do contrato, especialmente os itens sobre os prazos deentrega e desistência.

Evite cláusulas abusivas e garanta prazo suficiente para modificar ou negociar propostas do contrato.

  1. Atraso na entrega

Atrasos na entrega precisam ser justificados e, se não tiver um prazo limite contemplado em contrato, cabe devolução do dinheiro investido, bem como multa pelo descumprimento contratual. Lembrando que os valores da devolução devem ser corrigidos e atualizados.

  1. Avalie os custos extras

Avalie ou busque consultoria especializada para entender todas as condições oferecidas pela proposta (entrada, prestações intermediárias, índices, periodicidade de reajustes e entrega das chaves.

No caso de financiamento, verifique a projeção do valor da prestação com a aplicação de juros e correção por índice contratado. Importante: se a obra for financiada por agente do Sistema Financeiro de Habitação, o índice deverá estar identificado.

Comprar um imóvel na planta é um investimento a longo prazo que, com uma avaliação detalhada, pode ser um bom negócio.

Fonte: Netimóveis

Compartilhar