Telefone
São Paulo (11) 3191-5000
Ribeirão Preto (16) 3441-1189

A OMA na mídia

Aluguel por temporada requer cuidados

Dicas para você curtir as férias sem dor de cabeça.

A temporada de férias do final do ano se aproxima e, com ela, aumenta o interesse pela locação de imóveis de temporada. Se você já tem um destino e as datas de sua viagem, fique atento aos cuidados necessários para não ter uma experiência negativa ou comprometer seu descanso.

Para ajudá-lo, listamos alguns detalhes que devem ser observados, confira a seguir:

Busque fontes seguras

Sua pesquisa pode se valer de muitas fontes, especialmente com a praticidade da Internet. Então, verifique sempre a idoneidade do locador. Existem muitos sites falsos e, por isso, é importante checar as características do imóvel indicadas na oferta. Busque referências de pessoas próximas ou verifique os comentários na internet de outros clientes que já se hospedaram no local.

Outra opção segura é realizar a locação através de uma imobiliária de confiança para que ela possa ajudar em todas as etapas, desde a pesquisa até a locação.

Fique atento à documentação

Nesse tipo de locação o prazo de contrato não deve ultrapassar 90 dias e o pagamento pode ser acordado entre as partes. O cheque-caução pode ser solicitado para servir de garantia de bens como mobílias, eletrodomésticos e eletrônicos. Esse cheque deve ser devolvido ao locatário na saída, ao se observar que o imóvel está em ordem. Em caso de desistência de qualquer uma das partes deve estar prevista uma multa no contrato.

Caso a locação seja feita diretamente com o proprietário, sem intermediação de uma imobiliária, é importante não deixar de fazer um contrato detalhado com tudo o que ficou acordado entre as partes (ex.: datas de entrada e saída do imóvel, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada e entrega das chaves, e etc.).

Verifique as condições e localização do imóvel

O ideal seria visitar o imóvel antes de fechar o contrato. Como nem sempre isso é possível, solicite fotos recentes, verifique as recomendações de quem já esteve no imóvel e faça uso de ferramentas como o Google Maps e Google Street View para validar algumas características remotamente.

Ao chegar no imóvel, faça uma inspeção imediata. Problemas como vazamentos, iluminação, chuveiro com defeitos, falta de algum mobiliário ou problemas em eletrodomésticos devem ser comunicados para a verificação de ajuste e indenização.

Em relação a localização, não se esqueça de avaliar a distância do imóvel até as áreas de interesse como rodoviária, aeroporto, praia e os principais pontos de visitação que pretende conhecer. Dessa forma, você consegue se planejar em relação a outros custos ou tempo de deslocamento.

Fique atento às regras e boa convivência

Caso o imóvel esteja situado em um condomínio, por exemplo, é importante verificar se o acesso às áreas comuns, como piscinas, quadras e churrasqueiras estão contempladas pela locação. Da mesma forma, se atentar para as regras de convivência do local como horários.

Outra questão importante é respeitar a quantidade de pessoas informadas para hospedagem. Em alguns casos, essa informação é usada para validar o acesso ao imóvel e garantir as questões de segurança do local. Em alguns casos, o número excedido poderá ter cobrança de uma taxa adicional, com valor a ser fixado no contrato.

 

Faça valer seus direitos, mas não se descuide de seus deveres.

E se precisar de ajuda, conte com a experiência e qualificação de nossa rede de imobiliárias em todo país () para ajudá-lo.

No mais, é só aproveitar a viagem e celebrar momentos inesquecíveis. =)

 

Fonte: Blog Netimóveis

Compartilhar