Telefone
São Paulo (11) 3191-5000
Ribeirão Preto (16) 3441-1189

A OMA na mídia

Blockchain e Bitcoin: uma revolução digital

Nova tecnologia pode revolucionar o mercado imobiliário

Você conhece as forças de mudança que afetam diretamente o seu negócio ou sua vida? Está atento aos sinais que podem evoluir para uma tendência? Então precisa conhecer a tecnologia blockchain e a moeda digital bitcoin, os termos mais falados do momento.

Considerada a maior revolução digital depois da internet, a tecnologia blockchain consiste, basicamente, em registros de transações distribuídos em uma rede aberta e de livre acesso. Você usa as plataformas de blockchain para transferir dinheiro e ativos de forma rápida e desburocratizada. Quando as pessoas dizem “O Blockchain”, na maioria das vezes estão se referindo ao bitcoin, que representa mais de 50% do volume total negociado pelas moedas digitais.

Hoje existem várias exchanges (sites de câmbio de bitcoin e outras altcoins) e diversos mecanismos de pagamentos com essas moedas. É possível inclusive trocar bitcoins por um cartão pré-pago em dólar, euro e outras moedas no exterior. No Brasil e no mundo existem incontáveis estabelecimentos que aceitam as criptomoedas. Vale ressaltar que o bitcoin não é mantido em contas bancárias, mas em carteiras digitais armazenadas em seu computador ou smartphone.

Estamos falando de uma realidade incontestável. No mercado imobiliário, listamos a seguir alguns pontos que mostram como ela pode revolucioná-lo.

Facilitar transações imobiliárias – desburocratização

blockchain pode possibilitar que todas as informações de uma propriedade possam ser digitalmente criptografadas, contendo informações habitacionaisfinanceiraslegais e estruturais, e atributos físicos que mantenham todos o histórico de transações e os transmitam perpetuamente. Adicionalmente, os dados estarão instantaneamente disponíveis online e serão correlacionáveis por todas as propriedades.

Além disso, em vez de um título de papel que deve ser assinado para a transferência do imóvel, o bitcoin ou ethereum podem criar um título digital, que consiste em um token seguramente criptografado que pode ser transferido de forma tão fácil, rápida e barata quanto um e-mail.

Evitar fraudes

Oferecendo uma ferramenta 100% inviolável, onde o remetente e o destinatário dos fundos estão logados e onde os “certificados digitais de propriedade” estão salvos, o Blockchain iria, efetivamente, fazer da falsificação de títulos de propriedade e da falsificação de anúncios uma coisa do passado. 

Dinheiro 2.0

bitcoin é uma moeda digital. Diferentemente do dólar ou do euro, as moedas digitais têm como valor intrínseco o código criptografado que lhes confere a certeza de serem únicas e válidas dentro de um blockchain. O bitcoin pode ter infinitas aplicações, desde uma simples compra numa loja física ou virtual, remessa de valor para o exterior ou como transação em contratos inteligentes. Como a sua história ainda é recente, recomenda-se cautela e muita observação antes de investir ou comprar as moedas digitais.

Agora que você já está antenado sobre essa novidade, não deixe de acompanhar as notícias sobre o potencial da tecnologia blockchain nos mais variados campos.

(Com informações de Viver Comunicação e Marketing – assessoria de imprensa)

Fonte: Blog Netimóveis

Compartilhar