Telefone
São Paulo (11) 3191-5000
Ribeirão Preto (16) 3441-1189

A OMA na mídia

Como manter sua residência mais segura enquanto estiver viajando

Atitudes simples podem aumentar a segurança nas residências

Fim de ano chegando e muitas pessoas já pensam em fazer as malas para viajar e curtir as férias do final do ano ou aqueles dias de folga com as comemorações de Natal e Ano Novo.  Mas, é justamente nesse período que muitas residências ficam vulneráveis à ação de assaltantes.

Então, se você vai se ausentar de casa por um período, confira alguns cuidados especiais para deixar sua residência menos vulnerável e mais segura.

Verifique e reforce as fechaduras

A primeira dica para a segurança do imóvel é estar atento às fechaduras e trancas. Se necessário reforce ou troque as fechaduras para modelos mais seguros.  Caso opte pelo uso de cadeados, deixe-os sempre na parte interna, evitando que outas pessoas deduzam que há ausência dos moradores.

Um hábito muito comum é guardar cópia das chaves em lugares como carro e gaveta para o caso de perda ou imprevistos com as chaves originais. Repense esse hábito e/ou fique atento a escolhas menos óbvias para elas.

Capriche na iluminação

Atenção redobrada para a iluminação das áreas de acesso como portões, portas de entrada e jardins. Se preciso, avalie a troca de lâmpadas comuns por opções mais potentes ou mais adequadas.

Reconsidere também a limpeza e organização desses locais, desfaça-se de qualquer entulho ou objetos e plantas que possam funcionar como um esconderijo ou dificultar a visão ampla dessas áreas.

Correspondências acumuladas

Cartas, jornais e revistas empilhadas nas caixas de correios ou na porta de casa podem ser um indicativo de ausência prolongada. Solicite a suspensão de envios durante o período de ausência ou, peça que alguém de confiança recolha.

Ajudinha básica

Se for se ausentar por muito tempo, é indicado que você comunique a viagem a pelo menos dois vizinhos de confiança e um parente próximo. Veja a possibilidade de solicitar a um deles que, eventualmente, dê uma olhada na casa. Se possível, deixe uma chave reserva para que ele possa cuidar das plantas, abrir as janelas ou executar alguma outra atividade que demonstre que a casa não está vazia

Para os moradores de apartamento, não se esqueça de avisar ao síndico, zelador e/ou porteiros as pessoas que estão autorizadas ao acesso durante a sua ausência.

Seja discreto

Evite publicar nas suas redes sociais informações datadas sobre sua viagem. Infelizmente, existe uma modalidade de criminosos que pesquisam e mapeiam oportunidades baseadas nas informações compartilhadas do gênero em ambientes públicos.

Invista em um sistema eletrônico de segurança

Sistemas de portaria eletrônica e câmeras se popularizaram e, com isso, ficaram mais baratos. Se o orçamento permitir, vale investir na facilidade de ter a tecnologia a favor da segurança do seu lar. No caso das câmeras, além da filmagem, você consegue acompanhar remotamente as imagens em tempo real, mesmo quando não estiver viajando.

Esperamos que essas dicas sejam valiosas. No mais, é só curtir a viagem e descansar sem preocupação. =)

 

Fonte: Blog Netimóveis

Compartilhar