Telefone
São Paulo (11) 3191-5000

A OMA na mídia

Cores mais adequadas para ambientes pequenos

Para dar uma maior dimensão aos espaços pequenos, a melhor opção é escolher um tom claro/ pastel como cor de base, e depois mesclar com cores frescas e atraentes, e por fim fazer uma bela decoração com móveis que se encachem ao estilo da casa.

Diferentemente do que se acredita, escolher paredes totalmente brancas para causar um efeito de espaço maior não é a única opção que existe pra alcançar esse propósito.

Combinar pontos de luz melhora a iluminação, que eventualmente contribuirá com a sensação de maior espaço e mais profundidade no ambiente.

 

A escolha das cores da parede

Quanto mais luz natural entrar no ambiente, maior será a sensação de amplitude do espaço. O modo mais simples de utilizar toda a luz e fazê-la expandir-se em toda casa é escolhendo as cores mais claras da paleta de cores. Não precisa ser tudo simplesmente branco, o que, muitas vezes, acentua a sensação de claustrofobia causada pelos espaços limitados, por isso o ideal é optar por cores claras e quentes. As cores quentes dão a sensação de aconchego e ajudam a criar um clima íntimo. É importante que a mesma cor seja utilizada em todos os cômodos, amplificando assim o sentido de unidade do espaço. Um truque é pintar o teto com uma cor mais clara do que as paredes, para fazer parecer com que o espaço seja mais arejado.

 

As tonalidades certas para clarear e iluminar a casa:

Cores neutras, suaves e quentes

 

paleta de cores

 

As cores neutras, suaves e quentes são as ideais para ambientes pequenos ou pouco iluminados, pois dão a sensação de aumentar o espaço e colaboram com a movimentação de luz no ambiente.

 

Uma cor que dê personalidade ao espaço

Para aumentar a percepção ótica do espaço e dar personalidade ao ambiente é importante escolher uma ou duas cores frescas e brilhantes que, em contraste com a cor clara de base da parede, criará os pontos de interesse e movimento que aumentarão oticamente o espaço.

As cores de contraste podem ser introduzidas através da coloração dos móveis e objetos que irão decorar o ambiente, ou então pintando uma ou duas paredes de maior destaque na casa.

Pintar uma parede com uma cor diferente ou mais escura do que os tons básicos das paredes pode dar mais profundidade, dando a impressão de que o espaço seja maior.

Fonte: www.mobius.arq.br

Compartilhar