Telefone
São Paulo (11) 3191-5000
Ribeirão Preto (16) 3441-1189

A OMA na mídia

Decoração com cara de obra inacabada deixa ambiente rústico e moderno

Estruturas metálicas e canos aparentes podem dar um toque especial e despojado à sua casa

 

A decoração com cara de obra inacabada está em alta pelos lares mais modernos e despojados. A ideia de que a obra foi parada ao meio é que dá o charme ao projeto, e o uso de cimento queimado, concreto, canos e tijolos aparentes ajuda a compor esse ambiente.

“A casa fica com cara de ambiente industrial. Além do design diferente, a manutenção das partes hidráulica e elétrica fica muito mais prática. Se optar por esse método construtivo, prefira tubos com melhor aparência. Para a passagem de fios, opte pelos prateados ou pretos”, recomenda a arquiteta Nátali de Mello.

Segundo a especialista, as paredes podem ser de tijolinho à vista ou até de blocos de concreto. “Se optar por fazer a estrutura da casa de forma convencional, com pilares e vigas, você pode deixar o acabamento no próprio cimento”, aconselha.

Mas se a pessoa já tem uma casa e não conta com a opção de reformá-la a ponto de deixar tudo aparente, pode pensar em descascar alguns trechos de paredes. “É importante saber como o imóvel foi construído para ter certeza de que, ao descascar a parede, o efeito ficará bonito. Se o método não for ideal ou se você morar em apartamento, invista em revestimentos rústicos nas paredes ou mesmo no piso”, afirma.

Para finalizar a composição, a arquiteta sugere o uso de móveis modernos, com linhas curvas ou design arrojado. Os que gostam de ambientes mais alegres podem usar e abusar das cores.

Ponto de atenção- “É importante lembrar que esse método aparente tem superfícies mais rústicas. Logo, o acúmulo de poeira será maior”, alerta Nátali. Por isso, quem tem problemas com alergia ou crianças com dificuldades respiratórias, por exemplo, deve optar por acabamentos mais lisos, como o cimento queimado. “Como os canos aparentes acumulam mais poeira, a manutenção para deixar o ambiente mais limpo será maior”, aconselha.

 

Fonte: Zap em Casa

Compartilhar