Telefone
São Paulo (11) 3191-5000

A OMA na mídia

Ideias Para Deixar Seu Condomínio Mais Sustentável

O mundo mudou sua visão e, atualmente, é muito mais preocupado com o meio ambiente e o sustentável. E isso atinge diversas esferas da nossa vida: a forma de comer, de utilizar os recursos naturais e até a forma de habitar.
Você sabia que seu condomínio, por exemplo, pode ser mais sustentável? Se você quer ajudar o planeta, veja agora algumas ideias para adotar no lugar onde você mora.
Use energia renovável
A energia renovável, como você deve saber, é aquela proveniente de recursos naturais, sendo, por isso, naturalmente reabastecida. Os exemplos mais comuns são o vento (energia eólica), água (hidrelétricas), que é muito popular no Brasil, e o sol (energia solar).
Não tem como falar de fontes sustentáveis sem falar da energia solar. Embora tenha se difundido muito nos últimos anos, ainda existe uma grande faixa de conquista no mercado brasileiro. Além de ser uma tecnologia limpa, ela traz muita economia para você e seu condomínio.
Vale lembrar que existem outras energias fornecidas por recursos naturais, mas que não são renováveis, como o carvão e o petróleo. Eles são tirados na natureza, mas existem em uma quantidade limitada no planeta.
Opte por uma decoração sustentável
Pode ser que seu condomínio já esteja montado e devidamente mobiliado. Mas, caso não esteja ou você precise trocar algo, que tal pensar na decoração sustentável? O eco-friendly é uma verdadeira tendência e acabou de atingir os móveis de decoração. Dessa forma, você consegue usar peças de bambu de reflorestamento no lugar de madeira, que além de ser mais barato ainda é mais resistente. Você também pode usar materiais reciclados, como metais e plásticos na elaboração dos móveis. Basta ser criativo!
Explore a iluminação natural
A iluminação natural é uma riqueza e deve ser explorada de forma inteligente. Com a claridade do dia você consegue economizar com energia. Tente procurar arquitetos que desenvolvam projetos que aproveitem a iluminação natural, explorando o uso do sol no seu condomínio e colocando muitos vidros. Hoje em dia existem casas desenvolvidas com estruturas que não possuem paredes externas, só o telhado que é estendido até o chão. Essa é uma maneira eficiente de reduzir custos, melhorar a iluminação natural e proteger do vento.
Reaproveite a água
A água é um dos maiores gastos de um condomínio. Então, por que não aproveitar a água da chuva de maneira inteligente? O ideal é recolher a água no telhado do prédio ou da casa, já que o chão conta com muitos poluentes e pode acabar tornando a água inutilizável. Essa água pode ser muito útil para lavar os pisos e regar os jardins, por exemplo, trazendo uma economia considerável.
Existem também mecanismos de irrigação por capilaridade, muito usados nos jardins. A água é reservada depois da chuva, sobe por uma capilaridade e, então, irriga as plantas. E o melhor: é uma tecnologia simples, que usa a lei da capilaridade e a da gravidade. Assim, você consegue economizar água e energia em uma medida só!
Bem, agora você tem tudo em mãos para fazer do seu condomínio um lugar mais sustentável. Dessa maneira, você ajuda o planeta e ainda consegue economizar na conta do final do mês.
FONTE: www.solarvoltenergia.com.br

Compartilhar