Telefone
São Paulo (11) 3191-5000
Ribeirão Preto (16) 3441-1189

A OMA na mídia

Sete dicas caseiras para acabar com o mofo em casa

No inverno, com portas e janelas fechadas, a umidade dentro dos ambientes é maior, propiciando o surgimento de mofo. Para enfrentar os fungos, separamos sete dicas com ingredientes que a maioria das pessoas possui em casa. Confira!

Vinagre + Bicarbonato:

Para preparar a solução, basta misturar 240 ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulha bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo. Recomenda-se que o processo se repita 1 vez por mês.

Saquinhos para umidade:

Como locais úmidos são fonte de proliferação de fungos, uma alternativa para deixar gavetas e armários secos é criar saquinhos com ingredientes caseiros, como pedaços de giz embrulhados em tule ou potes plásticos com carvão ou cal, que são absorventes. Se preferir algo pronto, há saquinhos com sílica em supermercados, alguns até aromatizados para aliar o útil ao agradável.

Água sanitária:

A água sanitária é outro ingrediente coringa. Uma receita para ambientes com mofo é limpá-los com uma solução de 100 ml de água sanitária para cada litro de água. Deixe a solução agir no chão ou superfícies por 30 minutos e depois retire com um pano limpo ou esponja, mas certifique-se que o local é resistente à ação da água sanitária.

Ventilação:

Após limpar os objetos e local que apresentavam mofo, é hora de prevenir para que o problema não se repita – ou que da próxima vez seja minimizado. É importante que armários e ambiente sejam arejados: no caso dos móveis, mantenha as portas abertas pelo menos 15 minutos todos os dias.
Janelas devem estar abertas sempre que possível e roupas que são pouco utilizadas devem ser lavadas a cada três meses, posteriormente sendo acondicionadas em sacos de TNT ou algodão. Desumidificadores, ar-condicionado e ventiladores também podem ajudar na tarefa. Invista em tintas que repelem mofo em ambientes muito úmidos.

Limão:

Além de auxiliar na remoção de ferrugem e gordura de pratos, o limão pode ser utilizado em roupas (inclusive coloridas) para retirar o mofo. Aplique suco de limão natural nas manchas, esfregue delicadamente e depois lave normalmente.

Xampu neutralizador:

Uma dica para estofados manchados de bolor, é o uso de xampu neutralizador, espalhado com a ajuda de um aspirador com filtro d’água. Depois de limpar, com a utilização de uma escova, você pode secar com um pano e deixar à sombra, secar ao sol ou com uso de produtos inadequados pode danificar o tecido.

Isopor entre parede e móveis:

Se o ambiente é inevitavelmente úmido, espaços vazios entre móveis e parede viram foco de fungos de difícil limpeza, principalmente se for um armário pesado. A alternativa é colar placas de isopor ou cortiça entre o móvel e a parede, com cola de contato ou fita dupla face.

 

 

Fonte: www.gazetadopovo.com.br/haus/imoveis/sete-dicas-caseiras-para-acabar-com-o-mofo-em-casa/

Compartilhar