Telefone
São Paulo (11) 3191-5000

A OMA na mídia

Tendência: Upcycling

Todos os dias, designers criam novos modos de se ver um objeto antigo. Nos últimos anos, muitos passaram criar seus produtos pensando no meio ambiente e foi assim que o upcycle se popularizou. A palavra upcycle é usada para se referir aos objetos que foram criados a partir da técnica do upcycling, que consiste no reaproveitamento de objetos e materiais para criar novos itens, muitas vezes com funções diferentes, sem alterar as principais características do objeto original.
Um item que passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original, já que muitas vezes ganha um toque de design que valoriza a peça.
Entenda melhor o significado do termo ‘upcycling’, muito em alta no universo da sustentabilidade:

O upcycle de objetos reduz a quantidade dos resíduos produzidos que passariam anos em lixões ou aterros sanitários. Além disso, o upcycling diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para a fabricação de novos produtos, sendo um dos grandes exemplos da Economia Circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos.
 
Exemplos de upcycle
Reunimos alguns exemplos de upcycle que são itens decorativos e objetos super criativos e interessantes:
1. Schränk, o tambor de óleo que virou armário
Schränk, o tambor de óleo que virou armário
A empresa alemã Lockengeloet fez uso dos esquecidos barris de óleo e os transformou em recipientes com inúmeras possibilidades. Com a ajuda de um abridor de lata especial, duas cordas de violão e dois ímãs, o barril vira um lindo (e um tanto quanto caro) item decorativo.
2. Miss Dondola
Miss Dondola
Feito por Angela Missoni, o Miss Dondola é um colorido balanço feito a partir das aduelas de barris de madeira conectados por meio de cordas. O projeto de Missoni faz parte de uma iniciativa da organização reabilitadora San Patrignano para dar um upcycle à madeira, assim como a organização busca dar uma vida nova aqueles que precisam.
3. Chevrolet Banco de Jardim 1.0
Chevrolet Banco de Jardim 1.0
Kathi Borrego é uma artista especializada em metal reciclado. A partir da porta traseira quebrada da caçamba de uma picape velha de seu pai, Kathi e seu marido, um carpinteiro, trabalharam juntos para fazer um banco de madeira com os materiais que eles tinham disponíveis em casa. Como Kathi diz: “Reutilize primeiro, recicle depois”.

4. Luminárias da Vilma
Luminárias da Vilma
Este item decorativo é uma produção nacional. Bem, mais ou menos. Vilma Farrell foi jornalista durante muitos anos no Brasil e agora é uma dona de casa e artesã vivendo em Nova York. Vilma é dona da empresa Lampada, que vende luminárias feitas com filtros de café reciclados, e ganhou notoriedade entre os amantes de luminárias e os amantes de café. Gostou do upcycle?
5. Prateleira de livros encanada
Prateleira de livros encanada
Se você gosta de ler ou simplesmente tem muitos livros em casa, conhece a sensação de ver sua prateleira ficando pequena. Ou será que são os livros que estão ficando maiores? De qualquer forma, prateleiras são legais e práticas quando você as compra prontas e meio sem graça na loja de materiais de construção. Bem, prateleiras eram práticas e sem graça até esta aqui. Feita de canos resgatados de obras a serem demolidas e de madeira reciclada, a Stella Bleu Design fez um upcycle muito bonito, não?
 
Fonte: www.ecycle.com.br

Compartilhar