Telefone
São Paulo (11) 3191-5000
Ribeirão Preto (16) 3441-1189

A OMA na mídia

Tendência: varanda gourmet se transforma em local ideal para receber amigos

Decorar a varanda com independência e aconchego favorece o uso do espaço

Possuir um espaço diferenciado, que possibilite receber amigos de maneira confortável para diversos eventos em casa, passou a ser um novo desejo de muitos que estão procurando um novo apartamento. Para suprir essa necessidade, as varandas têm ganhado destaque e uma nova utilização: elas têm sido transformadas em um espaço gourmet.

O conceito de varanda está presente na arquitetura nacional desde a época da colonização, quando influências portuguesas, mouras e orientais ditavam as regras das construções. Atualmente, ela ganhou uma infinidade de usos nas construções contemporâneas. “Espaço imprescindível nos projetos que realizamos, a varanda é um item de desejo do brasileiro”, conta Juliana Meda, arquiteta dos apartamentos decorados da construtora A.Yoshii.

Mas depois de selecionar o imóvel que melhor se enquadra no gosto do comprador, é preciso saber como a varanda será utilizada. O primeiro passo, de acordo com a arquiteta, é definir o propósito de uso para o espaço conforme os gostos e necessidades do comprador. “O principal é entender qual será a finalidade desse espaço. Se a ideia é ter um espaço para cozinhar e receber amigos, a varanda precisa oferecer a infraestrutura necessária para essa atividade. Já se a proposta é ter um espaço de lazer e leitura por exemplo, os móveis serão diferentes e precisam ser adequados para isso”, explica.

Apesar de simples, essas orientações são de grande importância na hora de equipar e decorar o espaço. Planejar antes será essencial para garantir a funcionalidade da varanda, que deve ter tomadas e iluminação adequadas para cada atividade. “Se na hora de receber amigos for preciso trazer tudo da cozinha, a varanda será um espaço difícil de usar e acabará sendo deixado de lado. Se fazer churrasco está entre os hobbies principais da família, então os móveis e a decoração terão que servir esse propósito. Ter espetos, tábuas e os ingredientes essenciais sempre à mão na varanda vai tornar mais prático o seu uso.”, analisa Juliana. A orientação é equipar o cômodo e deixar tudo à mão, garantindo a praticidade e comodidade que um espaço de lazer como esse pede.

A varanda gourmet, entretanto, também pode ser utilizada para outras finalidades no dia a dia. Se a opção for um recanto de leitura e lazer, os materiais serão mais aconchegantes e acolhedores, como tapetes, sofás reclináveis, almofadas e luzes de leitura. Se as crianças forem utilizar a varanda, o ideal é focar na segurança dos pequenos e na praticidade, com pisos emborrachados e materiais de fácil limpeza. Um espaço verde, com hortas verticais, também pode ser uma opção para quem quer ter um pouco mais de natureza dentro de casa.

A.Yoshii Engenharia desenvolve obras de grande porte, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose. No segmento de incorporação, com empreendimentos residenciais e comerciais construídos em importantes cidades do Paraná, a A.Yoshii se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega.

 

Fonte: Imovelweb

Compartilhar