Cuide bem dos Idosos no seu Condomínio

Segundo estatísticas, nos últimos 5 anos houve um aumento de 19% da população de idosos no país. 

Em comemoração ao Dia do Idoso, 01/10, convidamos você a uma reflexão: seu condomínio trata com atenção os moradores idosos? 

Sugerimos aqui algumas dicas e informações relevantes sobre como tornar os espaços melhor adaptados para os idosos e como tratá-los e apoiá-los no dia-a-dia da vida condominial.

Fazemos essa campanha em sinal de respeito e consideração a esses condôminos que precisam de uma atenção especial, pois são cidadãos que já contribuíram muito para a nossa sociedade.

OS ESPAÇOS

Piso antiderrapante: pode parecer óbvio, mas os pisos precisam de atenção redobrada. Afinal, os do tipo liso, ainda que não alterem muito a vida dos outros moradores, para os idosos favorecem quedas, como também tapetes curtos e finos que estejam em ambientes comuns ao condomínio, como na própria entrada.

Caso não seja possível mudar o piso, colocar em partes de acesso – como na entrada e subida de uma escada – materiais antiderrapantes que possam ser aderidos ao piso.

Rampas de acesso: são projetadas para substituir as escadas em locais comuns do edifício. Devem obedecer a norma NBR 9050 sobre a sua inclinação máxima – já que uma rampa super inclinada atrapalha o deslocamento, sendo, porém, muito importante para idosos que usam cadeira de rodas ou bengalas. Também deve haver um aumento da clausura para conforto e segurança total para a passagem de cadeirantes.

Corrimãos: falando em rampas de acesso, é importante ter, tanto nelas quanto em escadas e outros espaços próximos ao acesso dos idosos, os corrimãos. Começando e terminando a parede para total acessibilidade deles.

Acesso nas piscinas: é essencial trocar escadas de alvenaria por escadas de inox, ao menos em uma parte da piscina, para favorecer a entrada e saída dos idosos de maneira que evitem escorregar ou cair.

Elevadores: além de estarem com os cuidados de manutenção em dia para que sempre estejam disponíveis para os idosos, é uma alternativa, caso o condomínio ainda não disponibilize as rampas de acesso segundo as normas NBR 9050.

Portas: as normas NBR 9050 pedem que as portas tenham a largura suficiente para passar cadeiras de rodas – costumam ser aproximadamente com 90 cm de folga.

Banheiro para idosos: como torná-los mais seguros? colocando barras de apoio corretamente dentro dos banheiros das áreas comuns do prédio.

Ofereça diferenciais para os idosos

Seu condomínio tem uma academia ou está pensando em construir uma? Disponibilize equipamentos voltados ao público idoso e, claro, profissionais de educação física também preparados para lidar com este público.

Áreas verdes e jardins costumam cativar muito os idosos. Além da beleza, é um ambiente tranquilo para que passeiem e passem boa parte do tempo. Mantenha o cuidado desse ambiente em dia. Que tal começar uma horta sob a supervisão dos idosos? Converse com eles em Assembleia sobre o que eles acham disso. Estimule-os a participar da vida do Condomínio.

E para diversão, procure instalar ítens que atendam também às necessidades dos idosos, como mesa de sinuca e/ou carteado. São ótimas opções de lazer e com certeza vão agradar também aos demais moradores. Todo mundo sai ganhando.

O CONVÍVIO

Prepare os funcionários para atender bem os idosos

Os cuidados com os moradores idosos vão muito além de questões físicas de acessibilidade. Referimo-nos ao trato dos funcionários e moradores com esse público, o que é importantíssimo para o convívio tranquilo e confortável deles.

Síndico ou um representante do Condomínio deve reunir, de tempos em tempos, os  funcionários do Condomínio para um treinamento sobre “Como Tratar os Idosos”. 

Prepare-os para que sejam pacientes, colaborativos e aptos para oferecer ajuda no dia a dia, sem soarem invasivos ou indiferentes.

Os porteiros, funcionários que são o cartão-visita, a linha de frente do Condomínio, lidam com todo tipo de gente todos os dias. O público idoso costuma se dividir entre dois grupos: os que costumam ser relutantes em aceitar ajuda e os que procuram não parecer que estão precisando dela. Esses profissionais podem quebrar o gelo dessas situações, sendo educados e prestativos quando um idoso chegar com sacolas de mercado, ou entrando com o carro na garagem, ou subindo uma rampa.

Diga para eles ficarem de olhos nessas situações em que os idosos pareçam confusos ou com dificuldades e que, sutilmente, se mostrem disponíveis.

Por último, treine os funcionários também para ter noções básicas de primeiros socorros. Além de previsto por lei (segundo a Norma Regulamentadora NR-7), ao menos um funcionário deve ter este preparo, sendo capaz até mesmo de salvar a vida de um morador idoso em caso de emergências de saúde.

Caso os funcionários do seu Condomínio sejam terceirizados, solicite à empresa contratada para que forneçam treinamento de como lidar com idosos. Aliás, ao contratar um colaborador, considere esta característica no profissional, que é essencial e também indispensável, principalmente se no seu Condomínio há um grande número de idosos.

A vida do idoso no Condomínio

Os idosos, em sua maioria, tem dificuldade ou resistência em utilizar qualquer tipo de tecnologia. Para que as informações do Condomínio não se percam, faça um convite informal mesmo, aborde-os com cuidado e informe sobre os avisos e convites de Assembleias. Mas não deixe de contar com a participação deles para que isso não soe desrespeitoso, nem possa virar um conflito no futuro.

Caso o idoso faça algum barulho inadequado que atrapalhe os vizinhos, ou tenha qualquer atitude errada segundo as normas do prédio (como usar a sacada de varal, realizar uma obra sem aviso e votação prévia), ele deve ser chamado e alertado da mesma maneira que os outros moradores, cordialmente e respeitosamente. Seja cuidadoso e explicativo, para que não soe como uma questão pessoal, e sim uma reclamação comum e geral.

Sobre os idosos que moram sozinhos e, infelizmente, tenham algum problema de saúde que cause confusão mental ou qualquer outra instabilidade de comportamento, é importante lembrar que o Condomínio não é responsável por ele, nem pelos cuidados mais específicos que sejam necessários. Entretanto, acima disso, há o bom-senso: não podemos deixar um morador em situação difícil sem oferecer ajuda. Procure algum contato familiar ou de amizade e informe sobre o que está acontecendo com este idoso. Caso suas famílias se mostrem indisponíveis e não ajudem o idoso, é possível fazer uma denúncia à polícia por negligência familiar para que sejam enquadrados no Estatuto do Idosos.

É dever do síndico chamar para conversar o idoso que tenha alguma atitude desrespeitosa com qualquer morador que seja. Não é porque esperamos fragilidade dos idosos que eles, em alguns casos, podem ser desrespeitosos. Caso, em uma primeira advertência, o comportamento permaneça, o condomínio pode tomar ações judiciais tanto por assédio ou dano moral.

Fique atento a eventuais implicâncias que os moradores possam ter com os idosos. Infelizmente o preconceito contra a terceira idade é real, e nem sempre toda reclamação terá um fundo verdadeiro. Por isso, investigue e caso o idoso esteja sendo vítima de algum tipo de perseguição, alerte a pessoa que esteja fazendo isso com ele, sendo passível de punição.

Os Vizinhos

Os vizinhos têm um papel fundamental na vida dos idosos. Eles estão sempre próximos e podem ajudar muito:

– Comunicando ao Síndico ou Zelador sempre que notarem uma situação estranha ou mudança de hábitos de seus vizinhos idosos;

– Ajudando na subida e descida de elevadores, dando passagem, ajudando a carregar pacotes e sacolas;

– Ajudando a abrir portas e portões, subida escadas ou rampas;

– Conversando, dando atenção, mostrando-se que se importam com eles;

– Oferecendo ajuda para compras e outros serviços;

– Oferecendo ajuda para explicar assuntos do Condomínio;

– Oferecendo ajuda para assuntos ligados à tecnologia;

– Demonstrando no dia a dia que eles não são “invisíveis”.


Todos juntos, cada um fazendo um pouco, podemos tornar a vida dos idosos melhor e mais agradável no Condomínio. 

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