
Para muitos, o verão é sinônimo de férias, praia e muita diversão. Para aproveitar a estação mais quente do ano, vale a pena ficar de olho em alguns cuidados.
Da alimentação aos cuidados estéticos, é importante manter-se saudável durante a época. Pensando nisso, separamos alguns cuidados que devemos ter no verão. Continue a leitura para saber mais!
Hidratação
Um dos principais cuidados com a saúde no verão é manter a hidratação em dia. Para manter a temperatura, o corpo perde mais água, e é necessário repô-la. Por isso, recomenda-se ter sempre uma garrafinha de água fresca por perto. Quem tem dificuldade de lembrar de ingerir, pode usar aplicativos de lembrete, com diversas opções disponíveis para Android e iOS.
Além da quantidade mínima de 2 litros de líquidos por dia, vale a pena buscar por outras fontes para evitar a desidratação no verão. Uma boa pedida é consumir frutas todos os dias, principalmente aquelas ricas em água, como a melancia.
A desidratação vai muito além de um desconforto, causando problemas sérios como diarreia, dores fortes de cabeça e a diminuição da pressão arterial. Confira os principais sintomas:
- Boca seca e pegajosa
- Muita sede
- Diminuição da produção de urina
- Cansaço inabitual
- Pele seca
- Prisão de ventre
- Dor de cabeça
A água de coco é uma opção, que hidrata e é rica em nutrientes e sais minerais. Sucos de fruta são recomendados para quem quer se refrescar e hidratar com uma bebida deliciosa!
Alimentação
A estação pede por alimentos leves e refrescantes. Comidas pesadas e gordurosas exigem maior trabalho do corpo, o que aumenta a temperatura corporal, que já pode estar elevada por conta do calor.
Dê preferência para carnes magras, que exigem menos do corpo, assim como grãos integrais. Eles ajudam na digestão, fazendo com que o corpo funcione corretamente.
Ao invés de uma alimentação pesada, inclua na dieta alimentos como frutas, legumes e grãos. As saladas são uma boa opção, pois são refrescantes e saudáveis, porém, fique de olho no tempero. Ao invés de recorrer a molhos prontos, que apresentam grande taxa de sódio, prefira opções naturais, como azeite, limão, vinagre e molhos caseiros a base de iogurte.

Nas festas de final de ano, procure não exagerar na comida, aproveitando ao máximo os momentos sem se preocupar com a possibilidade de passar mal.
Intoxicação alimentar no verão
Durante o verão, é mais comum encontrar pessoas sofrendo com intoxicação alimentar. O calor faz com que produtos estraguem mais rápido, além disso, em épocas de viagens, as pessoas comem em lugares que não conhecem e não sabem de todos os cuidados de higiene empregados ali.
Para evitar problemas, cheque sempre a condição do alimento ou ingredientes antes de consumir, lembrando de sempre de guardá-los em locais arejados e, quando necessário, na geladeira.
Ao fazer refeições em restaurantes ou lanchonetes, confira opiniões de clientes online e peça sugestões, garantindo que o local é adequado. Esses pequenos cuidados podem evitar grandes problemas no futuro.
Fique de olho nos sintomas de intoxicação alimentar:
- Dores no abdômen
- Náusea e vômitos
- Febre
- Diarreia
- Calafrios
- Desidratação
Quando houver uma desconfiança de intoxicação alimentar, a atitude mais recomendada é buscar auxílio médico o mais rápido o possível.
Higiene
Pelo aumento da transpiração, é necessário ter cuidados específicos com a higiene pessoal. Principalmente em áreas com grande fluxo de pessoas na época, como na praia e piscina, problemas como diarreia e disenteria tornam-se mais comuns. Por isso, lave muito bem as mãos antes de se alimentar ou levá-la à boca e olhos.

Além disso, a higiene íntima merece uma atenção só dela. Para evitar problemas como candidíase e infecção urinária, mulheres devem evitar usar biquínis molhados por longos períodos de tempo. Caso opte pelo uso do absorvente interno, não use o mesmo por mais de cinco horas. Para períodos mais longos, a melhor escolha é um coletor menstrual.
Proteção contra o sol
Seja no verão ou em qualquer época do ano, o uso do filtro solar é obrigatório para quem quer manter a saúde da pele. Além dele, óculos de sol com tratamento contra raios UV ajudam a manter a saúde e conforto dos olhos durante a estação.
Nem todo protetor solar é igual. É interessante buscar por opções que combinem melhor com a sua rotina e necessidades. Eles são divididos em dois grupos, os físicos, que criam uma barreira física na pele – ideal para grávidas, bebês e pessoas alérgicas -, e o químico, que é mais discreto e não fica pegajoso na pele.
Além disso, é possível encontrá-los em diversas texturas:
- A versão cremosa é mais fácil de encontrar e é recomendada para peles secas
- Já a oil-free é melhor para quem possui a pele oleosa. As versões toque seco são ainda mais recomendadas para quem não gosta de sensação pegajosa na pele
- A versão em spray é mais prática, mas exige reaplicação frequente
Mesmo com a proteção, não é recomendado tomar sol diretamente entre as 10h e 16h, horário com maior radiação UVB. O uso de chapéus, guarda-sol e outras barreiras físicas também é indicado.
Imunização e prevenção
Para curtir a estação no máximo, é preciso se prevenir contra as doenças do verão. Entre todas elas, podemos citar a conjuntivite, dengue, Chikungunya e Zika, dermatoses e insolação.
Manter-se hidratado, proteger-se do sol, checar a qualidade dos alimentos e lavar as mãos frequentemente e não deixar água parada em casa são algumas das soluções para os males mais comuns.

Caso vá viajar, é importante checar as recomendações de vacinação, como contra a febre amarela. No site da Anvisa, selecione o país desejado e confira as vacinas recomendadas ou obrigatórias para entrar no destino.
Em viagens nacionais para regiões com mata, vale a pena tomar a vacina contra febre amarela.
Cuidados estéticos
Além da saúde, a estética também precisa de cuidados no verão.
Durante a estação, prefira produtos sem óleo na formulação para a rotina de cuidados com a pele, evitando excesso de oleosidade na pele. Aproveite e escolha aqueles com sensação refrescante, que ajudarão a lidar com as altas temperaturas!
O protetor solar, além de proteger a pele contra a radiação do sol, também evita o envelhecimento precoce da pele. Lembre-se que o bronzeado pode ser bonito, mas ele faz com que a pele envelheça mais rápido!
Segurança
Devido ao clima muito quente, a maior parte das pessoas busca curtir o verão em locais que dispõem de muita água para se refrescar. Por isso, as praias são tão requisitadas nesta época do ano. Destinos com mar, piscina, rio ou cachoeira são encantadores, porém podem se tornar perigosos se não forem tomados alguns cuidados.
Se você for para praia, procure verificar se o mar é próprio para o banho e evite entrar na água se a maré estiver muito alta ou puxando. O mesmo vale para rios: se estiverem com forte correnteza, evite-os! Em ambientes com piscina, fique atento aos ralos, que podem sugar cabelos e partes do corpo. Nos três casos, a atenção com as crianças deve ser redobrada. Nunca deixe os pequenos dentro d’água sem supervisão.
As cachoeiras atraem aqueles que gostam de estar em contato direto com a natureza. Se você é uma dessas pessoas, veja como estará o clima antes de visitá-las, pois chuvas aumentam a intensidade da correnteza e formam as temidas trombas d’água. Tenha cuidado com as rochas perto da água, que podem estar escorregadias. Não pule nas cachoeiras! Muitas vezes há pedras no fundo que podem causar acidentes.
Os cuidados no verão garantem uma estação divertida e sem grandes problemas. Divirta-se!