Telefone
São Paulo (11) 3191-5000

A OMA na mídia

Compras a granel

Você sabe o que são alimentos a granel? Quem frequenta feiras já deve estar mais do que acostumado com o termo, mas em grandes cidades esse ainda não é um hábito tão difundido assim. Para entender melhor do que ele se trata, podemos ir ao dicionário Michaelis, que afirma que a expressão “a granel” se refere a “mercadorias vendidas em quantidades fracionárias e sem embalagem ou acondicionamento”. Pensando assim pode parecer estranho, mas pare um momento para pensar: não é comum comprar frutas e legumes que não estão previamente embalados? Então por que não fazer o mesmo com outros alimentos, como grãos? Se você ainda não se convenceu, dá uma olhada nos motivos para adotar o a granel de vez na sua rotina do mercado:
A granel ajuda o meio ambiente
Antes de mais nada vamos à razão mais óbvia: se não são utilizadas embalagens você está evitando a produção desenfreada de plásticos cujo destino é simplesmente o lixo, certo? O a granel é muito incentivado por ambientalistas do mundo todo, que são adeptos dos conhecidos “3 Rs”, uma forma simplificada de se referir às palavras reduzir, reutilizar e reciclar. Mas calma, você não precisa levar simplesmente tudo em uma sacola. No caso dos grãos, uma boa ideia é colocá-los em potes nos quais seja possível armazenar a quantidade considerada adequada. Depois é só usar o recipiente novamente, fazendo jus à ideia do reutilizar.
Evita a contaminação por resíduos
Você sabia que o plástico libera toxina nos alimentos? Embora não seja comprovada a ligação direta desse fato com o desenvolvimento de doenças crônicas, o próprio Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirma que “aquecer alimentos ou adicioná-los quentes a recipientes plásticos aumenta o risco de câncer”. Isso porque esse material “pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos”.
Ok, então está tudo certo desde que o alimento não seja aquecido em plástico? Por enquanto sim, mas isso não significa que você deva deixar de lado a ideia comprar produtos a granel e armazená-los em recipientes de vidro. Isso porque, dependendo do produto, é bem comum que ele possua aditivos químicos, para que tenha um tempo de vida maior na embalagem. Portanto, para ter certeza que o seu alimento é 100% natural o ideal é comprá-lo a granel.
Há a certeza de consumir um alimento fresco
Produtos a granel não possuem data de validade, já que não estão embalados. Isso não significa, claro, que eles durem mais, pelo contrário: é preciso ficar bem atento para não deixá-los estragar. Ao mesmo tempo, esse curto período de vida simplesmente mostra que o alimento é mais fresco, o que além de deixar a comida mais saborosa é bem mais saudável.
Evita o desperdício
Quem faz compras sabe que é muito triste ver que determinado alimento estragou e que por isso deverá ser jogado fora. O problema é que muitas vezes o produto é vendido numa quantidade maior que a consumida pela pessoa, e por isso parte dele acaba indo parar no lixo. Mas ao comprar a granel é possível escolher exatamente o quanto cada um quer levar para casa, evitando o desperdício. Lembra dos 3Rs? Essa é a melhor forma de reduzir o consumo desenfreado.
É mais barato
Se até agora você não estava convencido, chegamos à questão financeira. Não há como negar que o a granel é mais barato. Afinal, não você não estará pagando pelo custo da embalagem e da armazenagem na fábrica, apenas pelo alimento em si. Isso sem falar que, ao comprar apenas a quantidade que irá realmente consumir, você acaba levando menos para casa. Como resultado, paga um valor menor enquanto a qualidade de vida aumenta e o planeta agradece.
Fonte: www.conquistesuavida.com.br

Compartilhar