Telefone
São Paulo (11) 3191-5000

A OMA na mídia

Dia Mundial da Água

A preocupação com os recursos hídricos é evidenciada neste dia simbólico, porém deveria fazer parte do dia a dia das pessoas.

O alerta para o uso consciente é uma forma de garantir a preservação deste vital patrimônio.

 

Dados divulgados em um relatório da ONU apontam que 40% da população mundial vive com escassez de água. Além disso, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas.

A principal forma para evitar o desperdício é a conscientização.

 

Abaixo, algumas dicas para novos hábitos:

 

  • Não tome banhos prolongados. Cinco minutos é tempo suficiente para uma boa higienização;

  • Desligue o chuveiro quando for se ensaboar. Torne a ligá-lo apenas ao fazer o enxágue.

  • Faça a escovação dos dentes sem deixar a torneira aberta. Ao realizar a higienização dos dentes com a torneira aberta, 12 litros de água estarão indo direto para o ralo. Ao fechá-la, você estará usando apenas um litro.

  • Raspe bem as panelas e pratos antes de lavar a louça. Ao fazer isso, você estará facilitando a sua limpeza e consumindo menos água. Essa prática também ajuda a economizar o recurso.

  • Não limpe o quintal e a calçada com água. Ao invés de utilizá-la, você pode fazer a limpeza com vassoura ou panos úmidos. Se a limpeza realmente precisar de água, reutilize a da máquina de lavar ou até mesmo da chuva.

  • Faça a instalação de registro e torneiras com menos fluxo de água. Dependendo da localidade, como um prédio, a compressão da caixa d’água pela altura pode ocasionar fluxos mais fortes, fazendo com que se gaste mais.

  • Busque evitar o uso de copos descartáveis, até mesmo os modelos recicláveis. Isso porque tanto a produção, quanto a reciclagem do material, requerem o consumo de litros de água. Opte por copos ou canecas plásticas ou uma garrafinha d’água.

  • Reduza o consumo de produtos que acarretam na poluição da água,como o óleo de cozinha, restos de alimentos, detergente e outros produtos químicos. Esses produtos são frequentemente descartados de forma inadequada. Muitas vezes passando por mananciais e comprometendo o tratamento da retirada dos químicos.

  • Opte pelo uso de duchas econômicas. Além de economizar água, elas também são bastante confortáveis. É válido destacar que em países onde o engajamento pelo uso consciente de água são maiores, o uso de duchas de alta vazão é proibido.

 

Fonte: https://aquecenorte.com.br/blog/uso-consciente-da-agua/

 

Compartilhar