APRESENTAÇÃO

A partir de julho, o eSocial passa a ser obrigatório para o condomínio

Síndico, saiba tudo o que vai mudar na relação trabalhista e previdenciária.

Com a proposta de padronizar e unificar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição das informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores, o eSocial passa a ser obrigatório a todos os condomínios a partir de julho.

O programa do eSocial realizará uma grande modernização nas regras de envio dos documentos. E para que a implantação ocorra sem problemas, síndico e administradora devem trabalhar em conjunto, a fim de que as informações relativas aos dados e funções dos funcionários – medicina ocupacional, afastamentos, atestados –  sejam prestadas em tempo hábil, evitando que o condomínio fique sujeito a multas e fiscalizações trabalhistas.

A OMA está preparada (equipe, tecnologia e processos) para atender às novas rotinas que se farão necessárias, bem como para dar todo o suporte ao condomínio, informando, orientando e solucionando dúvidas dos síndicos, para que esse processo de implementação de mudanças seja o mais tranquilo possível.

O sistema será uma ferramenta importante para o condomínio se manter dentro do que a legislação trabalhista prevê. Ele automaticamente obriga que todo o procedimento da contratação seja feito de forma correta. Além disso, irá auxiliar na organização das informações, com a concentração de todos os dados dos colaboradores em uma única plataforma.

 

FASES DO ESOCIAL

O eSocial para os condomínios será implantado em fases. Veja:

Fase 1
Julho/18: envio de informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas.

Fase 2
Setembro/18: envio de informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas.

Fase 3
Novembro/18: torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento.

Fase 4
Janeiro/19: substituição da GFIP (Guia de informações à Previdência Social) e compensação cruzada.

Fase 5
Janeiro/19: envio dos dados de segurança e saúde do trabalhador.

Vários pontos do eSocial merecem atenção. O Síndico precisa estar informado e o condomínio preparado. Por isso, destacaremos os temas mais importantes numa série de capítulos, os quais serão enviados semanalmente a você, Síndico. 

Informe-se e acompanhe tudo sobre o eSocial na OMA.

Próximo tema: AS MUDANÇAS NAS ROTINAS DP/RH

OMA - UMA ADMINISTRADORA PREPARADA PARA AUXILIAR O CONDOMÍNIO NA IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL
11 3191-5000 | oma@oma.com.br