NR 6 - EPI’s – equipamentos de proteção individual

Conheça, forneça e fiscalize o uso correto.


Os condomínios comerciais e residenciais, de todos os portes, precisam estar preparados e em dia com relação à medicina e segurança do trabalho.

O primeiro passo é conhecer os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) básicos necessários nas atividades dos vários profissionais que atuam no condomínio.

É importante adquirir equipamentos com C.A (certificado de Aprovação), que é um documento do Ministério do Trabalho que atesta a qualidade, prazo de validade e funcionalidade do mesmo.

O condomínio deve fornecer o equipamento a cada funcionário, de acordo com a atividade desenvolvida.

Todos os funcionários precisam ser orientados a fazerem o correto uso dos equipamentos de segurança e proteção.

Um termo de responsabilidade deverá ser preenchido e assinado pelo funcionário, como forma de garantir o recebimento do respectivo EPI, para correto e seguro desempenho de suas funções. Contudo, a supervisão, seja pelo Zelador e/ou Gerente Predial e/ou Síndico, é imprescindível.

Outro ponto importante é o controle da vida útil de cada equipamento.

A OMA, junto com o Instituto Vila Velha, prepararam uma cartilha completa sobre o tema.

Informe-se e acompanhe tudo sobre o eSocial na OMA.

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