Telefone
São Paulo (11) 3191-5000

Dúvidas frequentes: respostas para perguntas comuns sobre a reciclagem

Dúvidas Frequentes

Respostas para perguntas comuns sobre reciclagem

Qual a diferença de reciclado e reciclável?

Reciclável quer dizer que o material pode ser reaproveitado. Reciclado quer dizer que já foi submetido ao processo de reciclagem. Materiais reciclados também podem ser recicláveis.

Quem terá trabalho para implantar o projeto de coleta seletiva no meu condomínio?

As pessoas envolvidas na comissão montada para desenvolver o projeto, já que terão que pesquisar e entrar em contato com empresas, realizar os esforços iniciais de conscientização e organizarem palestras, encontros e comunicação sobre coleta seletiva.

Por quê os funcionários do meu condomínio não querem ajudar na coleta?

Em geral, se os funcionários não se interessaram pelo projeto é porque não o entenderam corretamente. Reforce a importância e, se possível, contrate uma empresa especializada em treinamentos e conscientização. 
É importante que saibam a retirada dos reciclados e demais tipos de materiais.

Qual o prazo necessário para que a coleta seletiva de lixo caminhe sozinha no condomínio?

Após três meses, a coleta seletiva começa a se tornar rotineira, e os entraves vão se desfazendo. Aqueles que no início não demonstraram entusiasmo para participar podem começar a aderir e ajudar. Se não houver grandes problemas, em seis meses a coleta seletiva está implantada e funcionando perfeitamente.

Quais os benefícios sociais da reciclagem de lixo?

A reciclagem contribui para a diminuição do volume de lixo: o Brasil produz atualmente 240 mil toneladas de lixo por dia. Evitando assim a contaminação do solo, a água e o ar. 
A reciclagem de papel gera milhares de empregos: dos catadores de papel aos empregados em empresas de intermediação e recicladoras. A reciclagem de plástico no Brasil gera cerca de 20 mil empregos diretos em 300 indústrias de reciclagem. No Brasil, estima-se que 100 mil pessoas vivam exclusivamente de coletar latas de alumínio para reciclagem, conseguindo um rendimento mensal individual de três salários mínimos em média.

O que é a reciclagem de lixo orgânico?

A reciclagem de lixo orgânico, por meio da compostagem, resulta em adubo de excelente qualidade para a agricultura.

Pneu é reciclável? O que é feito após o descarte?

Sim. Os pneus inservíveis são usados como combustível alternativo para a indústria de cimento, solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, quadras poli-esportivas, pisos industriais e peças de reposição para a indústria automobilística, como tapetes de carros, além de componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto borracha. 
Obs.: Não incluímos pneus neste guia pois não é considerado um resíduo residencial. Porém, os pneus podem ser descartados para reciclagem nos principais pontos de venda dos mesmos, incluindo supermercados.