Telefone
São Paulo (11) 3191-5000

Lixo Reciclável: o que pode e o que não pode ser reciclado

Lixo Reciclável

O que é e o que não é reciclável

Nem todo o lixo gerado pode ser reciclado. É preciso separar os resíduos descartáveis dos recicláveis, para isso, é preciso saber o que pode e o que não pode ser reciclado.

É comum que os condôminos tenham dúvidas sobre o que deve e o que não deve ser encaminhado para reciclagem. Separamos por categorias os materiais mais comuns encontrados no lixo doméstico.

Para orientar a separação do lixo no seu condomínio, divulgue a lista de materiais recicláveis aos moradores e funcionários.

  1. Metais
  2. Papéis
  3. Plásticos
  4. Vidros
  5. Outros materiais recicláveis no lixo doméstico

Metais

Metais recicláveis: alumínio (p. ex. latas de bebidas), aço (p. ex. latas de óleo, molhos), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros etc.

Cuidados: devem estar limpos e sempre que possível reduzidos a um menor volume (amassados).

Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustíveis.

Papéis

Papéis recicláveis: aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, cópias, folhetos, impressos em geral.

Cuidados: devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de preferência não amassados. As caixas de papelão devem estar desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento.

Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, papel fotográfico, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.

 

Plásticos

Vidros recicláveis: tampas, potes de alimentos, utilidades domésticas, embalagens e garrafas, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, isopor, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes. Embalagens longa vida (Tetra Pak) podem ser separadas junto com o plástico.

Cuidados: devem estar limpos e sem resíduos para evitar animais no local de armazenamento. Podem ser amassados.

Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, adesivos, espuma, teclados de computador.

Vidros

Vidros recicláveis: potes, frascos, garrafas, copos, embalagens, cacos, recipientes, lâmpadas* e vidros em geral.

Cuidados: devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft) para evitar ferimentos nos profissionais de limpeza e reciclagem.

Vidros não recicláveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, vidros temperados planos.

 

Outros Materiais

Outros materiais comuns também podem ser reciclados, mas precisam de uma coleta específica. Confira os principais tipos e contatos de empresas especializadas separadas por materiais:

  1. Lâmpadas
  2. Óleo de Cozinha
  3. Pilhas e Baterias
  4. Lixo Eletrônico (E-Lixo)
  5. Bitucas de Cigarro
  6. Remédios vencidos

Lâmpadas

Para a armazenagem das lâmpadas, recomenda-se local coberto e seco, afastado de materiais líquidos, inflamáveis, oxidantes ou alimentícios. É importante manusear com cuidado, para evitar quebras.

Empresas

  • Apliquim
  • Instituto Muda
  • Mega Reciclagem

Cuidado! Evite sempre que as lâmpadas quebrem. Caso ocorra, embrulhe os cacos em papel para evitar cortes e passe aspirador no local. Lâmpadas fluorescentes devem ser armazenadas e identificadas como “Material Tóxico”.

Óleo de Cozinha

Cada unidade deve armazenar seu óleo usado em garrafas descartáveis antes de depositá-lo em uma bombona específica para esse tipo de coleta, fornecida pelas empresas coletoras. O óleo reciclado é usado pela indústria química para fabricar tintas, colas, massa de vidro, ração animal, biodiesel, entre outros.

Empresas

  • Bioauto
  • ONG Trevo
  • Lírium Reciclagem
  • Instituto Muda
  • Instituto Triângulo

 

Pilhas e Baterias

Você pode disponibilizar um coletor no seu condomínio e, quando houver o acúmulo de material, basta depositar as pilhas e baterias usadas nos coletores em postos espalhados em bancos, supermercados, etc.

Dica! Os condomínios administrados pela OMA contam com uma coleta rápida, fácil e exclusiva pelo malote.

Empresas

  • Instituto Muda

 

Lixo Eletrônico (E-Lixo)

Os aparelhos usados podem ser doados para entidades que trabalham com comunidades carentes (que retiram também móveis, roupas, etc.) ou reciclados. Basta agendar a retirada ou entregar nos postos de coleta.

Empresas

  • Casas André Luiz
  • Eco-TI

Bitucas de Cigarro

Basta ter a lixeira indicada pela empresa coletora. A empresa contratada retira o material no local. O material coletado é usado para fabricação de papel e adubo.

Empresas

  • Coletor Ambiental
  • Rede Papel Bituca

 

Remédios Vencidos

Podem ser entregues nas próprias farmácias. O condomínio pode manter uma coletora para o descarte de remédios vencidos e encaminhá-los para a empresa responsável.

Para armazenar remédios vencidos, certifique-se de que a coletora seja fechada e que somente o responsável tenha acesso ao material descartado.