Telefone
São Paulo (11) 3191-5000

A OMA na mídia

Incidentes com portões automáticos são comuns e podem ser facilmente evitados

O portão automático é uma maravilha, né? Duvido encontrar alguém que sinta saudades da época em que só os muito ricos tinham em suas casas e a maioria dos “pobres mortais” tinha que descer do carro para entrar na garagem.

Pois essa maravilha, às vezes, é causadora de problemas em um condomínio. Nem vou falar das brigas que surgem por conta dos moradores esquecidinhos que não fecham o portão quando saem, colocando todo o condomínio em risco de segurança – esse é um assunto para outro artigo. Mas vou focar em algo que é comum de acontecer: os incidentes de quando o portão automático, geralmente acionado por engano, se fecha sobre o veículo. Frequentemente, veículos são amassados ou riscados pelo fechamento errôneo dos portões.

Se no seu condomínio não tiver, é importante a instalação de sensores que paralisam o fechamento ou a abertura ao detectar qualquer tipo de presença. Mas para que funcionem com eficácia, os sensores precisam estar instalados nos lugares corretos, esse ponto é extremamente importante.

Muitos condomínios optam por colocar portões com temporizadores, que fecham automaticamente depois de algum tempo abertos justamente por conta dos esquecidinhos que não fecham os portões, mas esse sistema é o menos recomendado porque é o que oferece mais riscos de acidente.

Muitas empresas só vendem portões com sistemas antiesmagamento e a instalação de sensores no portão e no chão é feita posteriormente. Mas o importante é que seu condomínio os tenha e que eles estejam muito bem instalados.

Se você mora em condomínio, informe-se sobre qual sistema de segurança foi instalado. É importante a participação de todos no dia a dia do condomínio. Infelizmente, muitos não vão às reuniões, não participam da aprovação do orçamento de segurança, mas quando algo de errado acontece, são os primeiros a reclamar.

Fonte: intertvweb.com.br

Compartilhar