Telefone
São Paulo (11) 3191-5000

A OMA na mídia

Os 10 bairros mais “gourmetizados” de São Paulo

São Paulo – Para mostrar o nível de “gourmetização” dos bairros paulistanos, o portal imobiliário Properati levantou quais são as regiões de São Paulo cujos anúncios de imóveis mais incluem a palavra gourmet.

De acordo com a pesquisa, o termo aparece tanto como referência às varandas gourmet, quanto aos espaços gourmet, que ficam na área comum dos prédios.

O resultado mostrou que o bairro Vila Andrade, na zona sul da cidade, é o mais gourmetizado da cidade: 921 anúncios de imóveis localizados no bairro mencionam a palavra gourmet.

A pesquisa considerou todos os anúncios do site referentes a imóveis localizados na cidade de São Paulo, que totalizam 300 mil.

Confira a seguir a lista com os dez bairros que possuem maior número de anúncios com a palavra gourmet:

Bairro

Número de anúncios com a palavra gourmet

Vila Andrade

         921

Itaim Bibi

         513

Campo Belo

         458

Santo Amaro

         449

Moema

         401

Vila Mariana

         190

Jardim Paulista

         153

Saúde

         151

Morumbi

         146

Pinheiros

         136

Fonte: Properati

Renato Orfaly, diretor da Properati no Brasil, afirma que a construção de apartamentos com varandas gourmet ou com espaços gourmet na área comum é uma tendência que tem sido verificada nos empreendimentos inagurados nos últimos dez anos.

“Os compradores têm valorizado esse tipo de espaço porque, pela dinâmica da cidade, que tem altos custos de serviços e problemas de segurança, as famílias têm preferido realizar festas e reuniões dentro de casa ou na área comum do prédio em vez de gastar dinheiro com em restaurantes e com aluguéis de espaços para festa”, diz Orfaly.

Para fazer festas mais sofisticadas, ele afirma que algumas famílias têm, inclusive, contratado garçons e chefs de cozinha, já que os apartamentos e áreas comuns do prédio oferecem estruturas como churrasqueiras e fornos à lenha e as cozinhas são equipadas com itens modernos, como fornos de embutir e cooktops.

Orfaly acrescenta que os imóveis com espaços ou varandas gourmet geralmente são de alto e médio padrão. “O mercado imobiliário tem adotado o conceito dos espaços gourmet para diferenciar os imóveis, já que os empreendimentos que têm esse tipo de espaço são mais novos e valorizados”, afirma.

O diretor da Properati também diz que os imóveis com espaços gourmet podem se tratar tanto de apartamentos com varandas gourmet, que são mais espaçosos, como de apartamentos mais novos e compactos, voltados ao público jovem, que apesar de serem pequenos, possuem áreas comuns com estruturas semelhantes às de clubes.

Localização

Os bairros do levantamento, que são os dez bairros da cidade que mais reúnem o termo gourmet em seus anúncios, são todos localizados na região centro-sul da cidade.

Segundo Orfaly, essa concentração foi verificada porque os bairros da zona sul e do centro são mais valorizados ou concentram alto número de empreendimentos novos. “A tendência dos espaços gourmet veio para ficar. Todos os empreendimentos mais recentes, construídos em bairros nobres usam esse conceito”, diz.

FONTE: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/os-10-bairros-mais-gourmetizados-de-sao-paulo

Compartilhar