Telefone
São Paulo (11) 3191-5000

A OMA na mídia

Por que é importante organizar uma eleição de síndico?

POR QUE É IMPORTANTE ORGANIZAR UMA ELEIÇÃO DE SÍNDICO?
A eleição de síndico é um dos momentos mais importantes da vida condominial. Ela é que garantirá um novo ciclo administrativo e a renovação de projetos e propostas de melhoria para o condomínio. Lembre-se: conte sempre com a sua administradora para ajudar nesse processo. Pensando nisso, separamos algumas orientações sobre como organizar. Confira:
O QUE DIZ A LEI SOBRE ELEIÇÃO DE SÍNDICO DE CONDOMÍNIO
É possível encontrar no Código Civil, na nova lei de condomínio, as orientações sobre as eleições para síndico, sobretudo nos artigos 1.347, 1.348 e 1.356. Neles, consta que a assembleia deverá escolher um síndico para o condomínio, que exercerá a função por período não superior a dois anos – embora ele possa ser renovado.
Os artigos esclarecem que poderão candidatar-se à função os moradores do prédio, além disso, os condôminos também poderão optar por um representante externo. Outra possibilidade é o síndico transferir a terceiros algumas tarefas, desde que isso seja aprovado em assembleia e que não haja impedimento na convenção do condomínio.
Uma vez que o síndico possui responsabilidade civil perante a lei para a administração do prédio, se ele não souber, por exemplo, como controlar o orçamento para não desestabilizar as contas e não sofrer um processo decorrente disso, ele poderá recorrer a um profissional com esse domínio.
O artigo 1.356 esclarece que poderá haver, ainda, um conselho fiscal, composto por três membros e eleitos em assembleia. É importante salientar que o Código Civil não traz prescrições sobre a presença de subsíndicos, por isso deve ser seguido conforme as especificações da Convenção.
Por fim, saiba que tanto síndico quanto o conselho consultivo do condomínio devem ser eleitos apenas por assembleia. Recursos como sorteios e indicações não possuem valor legal.
ASSEMBLEIA DE VOTAÇÃO DO CONDOMÍNIO
Chegou a hora de reunir todos os moradores para a assembleia de votação. Nessa assembleia, poderão surgir, ainda, outros candidatos a síndico (a não ser que isso seja proibido em Convenção).
É comum que as eleições para síndico ocorram no mesmo encontro de aprovação das contas do período anterior e da previsão orçamentária para o ano em exercício.
Por isso, é importante não incluir outros assuntos na pauta da assembleia, assim será possível conduzir a eleição mais tranquilamente a todos.
É importante lembrar que inadimplentes e inquilinos não votam nas eleições para síndico– exceto quando inquilinos têm procuração do proprietário do imóvel autorizando-o a isso. Será eleito síndico aquele que conquistar a maioria dos votos.
E SE NÃO HOUVER CANDIDATOS?
No caso de não haver candidatos a síndico, é comum que a administradora assuma a função compartilhando-a com conselheiros internos. E, no caso de decisões importantes, como demissões e aprovação de despesas extras, é convocada assembleia extraordinária.
Restou alguma dúvida? Fale conosco!
Tel.: (11) 3191-5000
E-mail: oma@oma.com.br
Fonte: www.angelicarocha.com.br

Compartilhar